HISTÓRIA

    

   No verão de 1993, quando visitava um amigo e ex-aluno, hoje médico cardiologista, recebi como sugestão criar um curso preparatório para vestibular, nos moldes já existentes em Porto Alegre. Já dava aulas particulares em casa, mas achei que poderia ser uma idéia interessante, pois não achava adequado o lugar onde precisava dar estas aulas particulares e ter pequenos grupos era inviável.

    Quando voltei para casa, conversei com meu pai, que na época dispunha de uma sala comercial desocupada. Contei-lhe a idéia e obtive a liberação da sala. Dessa forma, nascia em maio do mesmo ano, o Cursão do Fabão, uma vez que meu apelido na época já era este. 

    A idéia inicial era oferecer um curso de revisão de conteúdos de Matemática e dar minhas aulas particulares nesta sala especialmente preparada para este fim. Desde o começo, o conforto e a qualidade das instalações foram requisitos colocados como prioridade, além obviamente da qualidade do serviço oferecido. 

    No segundo semestre de 1993 alguns alunos da Fundação Evangélica que estavam na oitava série me procuraram e sugeriram formar um grupo de revisão de conteúdos para a prova de seleção da Liberato. Convidei duas professoras que conhecia para lecionar as disciplinas de Ciências e Português e eu assumi a disciplina de Matemática. Dessa forma, o curso de revisão para a prova do Liberato nasceu logo no primeiro ano de existência e tem se firmado cada vez mais como curso de referência não só em Novo Hamburgo, como em diversos municípios vizinhos.

    Após 2 anos verificou-se a necessidade de ampliar os espaços físicos, pois outras disciplinas eram solicitadas pelos alunos para aulas particulares. Até então o Cursão não possuía secretária e tudo era administrado por mim. Sendo assim, além das novas salas construídas, também planejou-se uma recepção e uma secretária foi contratada para agendar as aulas, já que eu lecionava todas as manhãs e duas tardes no Ensino Médio da Fundação Evangélica e, portanto, não tinha como estar no Cursão nesses períodos.   

   Novas ampliações foram necessárias na estrutura física do Cursão, bem como na oferta de novas disciplinas e cursos. Sempre tive o cuidado de convidar profissionais que eu conhecia ou que me eram indicados por colegas meus para trabalhar no Cursão, pois a responsabilidade era muito grande, já que o meu nome sempre esteve na “vitrine” (nome do curso).

                                                                               O CURSÃO HOJE
                                                                            

    A estrutura física do Cursão conta com mais de 10 salas para aulas particulares e cursos para pequenos grupos com, no máximo, 30 alunos. Todas as salas possuem ar condicionado, cadeiras universitárias estofadas, quadros brancos e decoração adequada. Há 2 banheiros e uma cozinha, além da recepção com bancos para que os alunos aguardem seus horários de aula.

   Dispomos de vários professores, sendo que a maioria deles possuem pós-graduação na disciplina que lecionam (especialização, mestrado e/ou doutorado). Além disto, para cada disciplina temos mais de um professor, principalmente para as disciplinas de Matemática, Português, Física, Química e Biologia (disciplinas com maior procura). 

   Atualmente o Cursão é administrado pelo prof. Fábio Kruse e pela sua esposa Eliane (Lane) com a ajuda da secretária Nice.