CONHECENDO O FABÃO

 
           Comecei a lecionar quando tinha 18 anos. Ex-aluno da IENH – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, concluiu meus estudos no Ensino Médio (na época, 2º grau) em 1982 e comecei a dar aulas na Fundação Evangélica em 1984. Naquele primeiro ano fui responsável pela disciplina de Matemática nas quatro turmas de 7ª série existentes.
            Em dezembro de 1985, conclui o curso de Licenciatura Curta em Ciências na UNISINOS, sendo que em agosto de 1987 a Licenciatura Plena em Matemática era obtida.
            Em dezembro de 1988, embarquei para a Europa, onde permaneci durante um ano. Durante aquele ano, estudei e prestei exames nas línguas alemã e inglesa, obtendo os respectivos certificados “Deutsch als Fremdsprache” e “First Certificate in English”. Além disto, participei de um Congresso Internacional de Matemática na Dinamarca e conheci diversos países europeus.
            Em 1990, voltou a trabalhar na Fundação Evangélica, lecionando em diversas séries e firmando-me como professor das duas últimas séries do 2º grau.
Em setembro de 1991, iniciei meu curso de pós-graduação em Matemática na UNISINOS, concluindo-o em dezembro de 1992. O Cursão do Fabão nascia em maio do ano seguinte com uma única sala, sendo que eu era o professor, secretário, etc.
Como tinha o objetivo de ser professor universitário, em agosto de 1995 fiz minha inscrição e fui aprovado na seleção para o Programa de Pós-Graduação da UFRGS (Mestrado em Matemática Aplicada), iniciado em março de 1996. Neste ano deixei de lecionar na Fundação Evangélica, começando a lecionar na Faculdade de Ciências e Letras de Osório (FACOS), no curso de Licenciatura em Matemática. Enquanto estudava para o mestrado, continuei lecionando na FACOS e, em 1997, foi convidado a lecionar na Feevale a disciplina de Matemática Financeira. A defesa da minha dissertação de mestrado ocorreu em 15 de dezembro de 1998. A partir de então, deixei de trabalhar na FACOS e comecei a dar aulas na ULBRA em Canoas, onde permaneci até agosto de 2007.
Em maio de 1999, casei com Eliane Fátima Sacon (Lane) e 4 anos depois nascia Manuela. Atualmente, sou professor na Universidade Feevale, lecionando para a graduação e pós-graduação. Também sou professor convidado de outras instituições lecionando em cursos de pós-graduação em Educação Matemática.